Notice: Function _load_textdomain_just_in_time was called incorrectly. Translation loading for the woo-checkout-field-editor-pro domain was triggered too early. This is usually an indicator for some code in the plugin or theme running too early. Translations should be loaded at the init action or later. Please see Debugging in WordPress for more information. (This message was added in version 6.7.0.) in /home/u287444523/domains/absites.pt/public_html/clara/wp-includes/functions.php on line 6131

Notice: Function _load_textdomain_just_in_time was called incorrectly. Translation loading for the multibanco-ifthen-software-gateway-for-woocommerce domain was triggered too early. This is usually an indicator for some code in the plugin or theme running too early. Translations should be loaded at the init action or later. Please see Debugging in WordPress for more information. (This message was added in version 6.7.0.) in /home/u287444523/domains/absites.pt/public_html/clara/wp-includes/functions.php on line 6131
Quem foi Maria Montessori? – Clara Megre

Clara Megre

Blog

Método Montessori

Quem foi Maria Montessori?

Pioneira, Cientista, Educadora & Defensora da Paz

Nascida a 31 de agosto 1870, em Itália, Maria Montessori inspirou pessoas em todo o mundo com a sua visão única do desenvolvimento da criança.

Reconhecida pela sua coragem e pelo seu espírito crítico, Maria Montessori enfrentou a sua família e a sociedade do seu tempo com um objetivo em mente: Converter a educação num instrumento de Paz

Fotografias: https://montessori150.org/maria-montessori/montessori-photos

Recusou seguir a vontade de seu pai de fazer o curso do Magistério, foi para o Instituto Técnico com intenções de se tornar engenheira. A vida, em 1889, deu um sinal a Maria Montessori e esta tomou a decisão “Serei Médica, doa a quem doer“. Em 1896 torna-se a primeira mulher a tornar-se médica na Universidade de Roma.

A trabalhar como assistente na Clínica Psiquiátrica da Universidade de Roma, Maria Montessori cruzou-se com as crianças “oligofrénicas” – impossíveis de educar, com problemas de adaptação ou aprendizagem. Presenciando as condições rígidas e crúeis em que se encontravam estas crianças apelidadas de imbecis e idiotas, sem estímulos, aborrecidas e desesperadas, Maria Montessori inspirada pelo trabalho do pedagogo Itard e seu aprendiz Séguin decidiu lutar por estas crianças.

Começou a dar os seus primeiros passos na pedagogia, defendendo que todas as crianças tinham direito à educação! Trabalhava 12 horas por dia, a criar e desenvolver materiais baseados nos sentidos: Materiais Sensoriais. Em dezembro de 1900, oito crianças fizeram um exame oficial de aptidão e as suas notas foram superiores às crianças consideradas “normais”.

A 6 de janeiro de 1907 foi a inauguração da primeira Casa dei Bambini (Casa das Crianças). Desafiada por Edoardo Talamo, Maria Montessori dirigia este centro educativo, e numa pequena divisão conseguiu criar o primeiro Ambiente Preparado: mobiliário adaptado às crianças, materiais sensoriais que convidavam as crianças a trabalhar, plantas, animais e, acima de tudo, um ambiente com base no respeito à criança.

Em 1909, Maria Montessori partilha o seu método com cerca de 100 alunos, no seu primeiro curso. É também neste ano que escreve o seu primeiro livro Pedagogia Científica. Passados 4 anos, em 1913, o primeiro curso internacional. A sua paixão pela educação, a sua convicção que é possível um mundo com Paz, faz com que o método Montessori comece a crescer em todo o mundo!

Em 1916, em plena 2ª Guerra Mundial, Maria Montessori encontra em Barcelona o seu lar, onde fica até 1936. Escreve livros, dá palestras, ministra mais cursos de guia.

De Barcelona parte para Amesterdão, e em 1939 vai visitar a Índia com o seu filho, Mario Montessori, com o propósito de ministrar um curso de três meses. Acabou por ficar presa na Índia durante 7 anos, onde desenvolveu um lado mais espirutual da pedagogia – Educação Cósmica.

Em 1946 regressa à Europa e, como cidadã do mundo, viaja de país em país a partilhar o método Montessori. Em 1949, 1950 e 1951 é nomeada para receber o Prémio Nobel da Paz.

Continuou a trabalhar até ao dia da sua morte, 6 de Maio de 1952. Maria Montessori faleceu na Holanda e aí foi sepultada. No seu túmulo lê-se:

Peço a todas as crianças queridas, que tanto poder têm, que se unam a mim para a construção da paz entre os homens de todo o mundo.

Livros sobre a vida de Maria Montessori

Queres aprofundar os conhecimentos da pedagogia Montessori?

Como te posso ajudar?

Estou disponível para te ajudar!

Mães, famílias, professores, educadores, cuidadores e profissionais da área da educação…